quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

VIAGEM À USINA EÓLICA PEDRA DO SAL



A formação adequada de aluno de ensino médio requer, além do conteúdo ensinado em aulas teórico-práticas, uma maior interação com a realidade. Isto pode ser obtido através das visitas técnicas. Levando em consideração a necessidade do estudo das transformações de energia para o desenvolvimento dos projetos da exposição científica, a visita à usina eólica foi uma maneira de rever os conceitos teórico-metodológicos envolvidos neste conteúdo e expressar o diálogo produzido em sala de aula através da aproximação dos alunos com o objeto de estudo, o que possibilita a construção de conceitos abstraídos por meio da observação.

A partir da visita, os alunos envolvidos no projeto da maquete da usina eólica perceberam a proximidade dos conceitos estudados com a realidade, as reais dimensões deste tipo de usina, os impactos por ela gerados, bem como informações técnicas mais detalhadas a respeito de seu funcionamento.

Além destes pontos apresentados, a visita também proporcionou aos alunos o desenvolvimento de sua capacidade de abstração, o pensamento sistêmico, (ao contrário da compreensão parcial e fragmentada dos fenômenos que é apresentada nos livros), a curiosidade intelectual. Houveram ainda momentos onde se fez necessária a capacidade de trabalhar em equipe, a disciplina, a organização, concentração, o saber comunicar-se e a capacidade de buscar conhecimento. Estas foram algumas competências que puderam ser trabalhadas no decorrer da visita e que fizeram desta uma atividade particularmente enriquecedora.

Se considerarmos a perspectiva dos Parâmetros Curriculares Nacionais com respeito à formação que cabe ao ensino médio, podemos perceber que a aprendizagem por meio de visitas técnicas representam um modo de oferecer aos alunos a possibilidade de aprofundamento dos seus estudos, estimulando-os a conhecer, descobrir, aumentando os saberes que permitem compreender o mundo.

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