quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Explorando o conhecimento prévio

Sobre a exploração do conhecimento prévio

Para um aluno, um novo conteúdo pode ser assutador. É um monte de palavras novas, idéias e conceitos que os outros parecem entender facilmente ou já conhecer. Os professores podem ajudar seus alunos na transição do desconhecido explorando o conhecimento prévio do aluno. Uma pesquisa revela que podemos dar um impulso ao aprendizado acessando atitudes, experiências e conhecimentos pré-existentes, vinculando o que está sendo ensinado ao que o aluno já sabe.




Os professores podem usar o conhecimento prévio para dar mais significado ao ensino. Muitos pesquisadores (Peshkin, 1992; Protheroe e Barsdate, 1992; e Lee, 1992) destacam a importancia de incorporar o histórico cultural do aluno ao currículo. À medida que o mundo muda, os alunos precisam aprender a entender e a apreciar as experiências e as contribuições de pessoas com históricos diferentes. Uma educação culturalmente receptiva vincula o currículo, o ensino, e a avaliação às experiencias, à linguagem e à cultura dos alunos - em outras palavras, ao seu conhecimento prévio.


Além disso, essa estratégia define um ponto de partida para o ensino e para a sequencia de atividades. Como afirma o psicólogo da aprendizagem David Ausubel: "O fator mais importante que influencia o aprendizado é o que o aprendiz já sabe."

Fonte: Intel Education

Nenhum comentário:

Postar um comentário