sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

NOSSA EXPERIÊNCIA COM AS MAQUETES

Trabalhar conteúdos de ciências por meio da contextualização possibilita ao aluno reconhecer a importancia do estudo de disciplinas como física, química e biologia compreendendo sua evolução e sua relação dinâmica com a evolução do conhecimento. Um destes conteúdos é Energia e suas transformações e conservação. E uma boa maneira de potencializar a aprendizagem de conceitos abstratos como este por parte dos alunos, é a utilização de maquetes.

Para a feira de ciências da Unidade Escolar João Clímaco d'Almeida foram confeccionadas duas maquetes. Estas foram elaboradas a partir do tema central proposto - “Energia, transformações e conservação”, onde foi abordada uma série de conteúdos cujo aprendizado se faz relevante para a construção de saberes no ensino médio. Na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias a abordagem alcançou múltiplas possibilidades de articulação com outras disciplinas. Observou-se ainda que entre os conteúdos surgeiram oportunidades para abordagem de questões sociais, ambientais, históricas, culturais e econômicas, de grande valia para o estudante, preparando-o para a resolução de problemas contextualizados e multidisciplinares - o que de fato é a “chave” para corresponder satisfatoriamente às exigências do NOVO ENEM.






A primeira maquete, teve por objetivo principal ilustrar as diversas possibilidades de produção de energia em uma cidade. Por meio desta maquete os alunos puderam desenvolver noções das estruturas que compõem usinas de transformações de energia, suas dimensões, etc.

Na feira de ciências a maquete foi exposta para o público e os alunos explanaram a respeito do funcionamento de cada usina, elucidando os processos de transformações de energia envolvidos em cada uma.



A segunda maquete construída pelos alunos com apoio dos bolsistas do subprojeto de física, foi a concretização daquilo que foi aprendido por meio da visita ao parque eólico da Pedra do Sal. Nesta maquete foram reproduzidos processos como a transformação de energia mecânica em energia elétrica.



A "mini usina eólica", contou com a utilização de dois coolers de CPU, conectados à geradores, representando desta forma os gigantescos aerogeradores da usina. Uma fiação foi instalada de modo a conduzir a corrente gerada pelo movimento das élices dos coolers (movidas com auxílio do vento de um secador de cabelos), aos leds posicionados nas miniaturas de casas.



3 comentários:

  1. gostei muito do seus trabalhos e queria que vcs fizecese um de reciclagem

    OBRIGADO

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  2. voces ainda possuem essas maquetes?como posso entrar em contato?

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